O Mercado Central, anteriormente denominado Mercado Municipal de Belo Horizonte, é um mercado localizado no Centro de Belo Horizonte, na cidade de Belo Horizonte, no Brasil. Foi criado em 7 de setembro de 1929 pelo então prefeito Cristiano Machado.

“A revista de bordo “TAM nas Nuvens” trouxe, em sua edição de janeiro de 2016, uma matéria especial sobre os dez melhores mercados do mundo e nosso Mercado Central de BH conquistou nada menos que o terceiro lugar. Ele perdeu apenas para o Mercat de la Boqueria, de Barcelona, e o Borough Market, localizado em Londres”, conta o site do premiado.

Ele é um pontos turísticos mais famosos e tradicionais da capital mineira. Seus temperos, aromas e sabores típicos de Minas e do país, atraem visitantes de vários estados e países. Sem falar que é um dos pontos de encontro favorito dos belo-horizontinos.

Entre outras iguarias que ele oferece, vale a pena saborear o bife de porco acebolado, as broinhas, uma lasca do queijo Canastra de São Roque de Minas e um Mate Couro bem gelado.